STF ilumina sua sede com cores de campanhas de conscientização durante maio

05/05/2025 16:30 Central do Direito

Durante todo o mês de maio, o edifício-sede do Supremo Tribunal Federal (STF) receberá iluminação especial com cores que representam quatro importantes campanhas de conscientização. A iniciativa demonstra o engajamento da Corte com causas sociais e com a promoção de direitos fundamentais relacionados à saúde, segurança e proteção de crianças e adolescentes.

Calendário de iluminações especiais

A programação começou em 1º de maio com a cor amarela, que permanecerá até o dia 11, em apoio à campanha Maio Amarelo. Esta iniciativa busca alertar a população sobre a importância da segurança no trânsito e a necessidade urgente de reduzir acidentes e fatalidades nas vias brasileiras.

Entre 12 e 17 de maio, o vermelho tomará conta da fachada do STF em referência à Semana de Conscientização sobre o Câncer de Boca, destacando a importância do diagnóstico precoce e da prevenção desta condição.

Na sequência, de 18 a 24 de maio, a cor laranja simbolizará o apoio ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, campanha promovida pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).

O mês será encerrado, entre os dias 25 e 31, com a iluminação verde em referência à campanha Maio Verde, que visa conscientizar a população sobre o glaucoma. A iniciativa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) destaca a importância do diagnóstico precoce desta doença, uma das principais causas de cegueira no mundo.

Participação da sociedade

A Secretaria de Relações com a Sociedade é responsável pela definição das cores e campanhas apoiadas pelo Tribunal. Vale destacar que, no ano passado, o STF realizou uma consulta pública para coletar sugestões sobre datas, temas e campanhas para compor a programação de iluminação do edifício-sede em 2025, demonstrando o interesse em ampliar a participação popular em suas iniciativas de conscientização.