slot gacor
slot gacor
slot gacor
slot gacor
slot gacor
Isenção de Impostos para Equipamentos de Acessibilidade Avança na Câmara dos Deputados

Isenção de Impostos para Equipamentos de Acessibilidade Avança na Câmara dos Deputados

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados deu um importante passo para a inclusão ao aprovar o Projeto de Lei 1487/25, que prevê a isenção de impostos para equipamentos de acessibilidade destinados a pessoas com deficiência.

Benefícios fiscais para promover a inclusão

De acordo com o texto aprovado, ficam isentos do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto de Importação (II) diversos itens essenciais como cadeiras de rodas, aparelhos ortopédicos, próteses, aparelhos auditivos e outros dispositivos que promovam a autonomia das pessoas com deficiência.

A proposta também contempla softwares de acessibilidade, órteses eletrônicas e equipamentos tecnológicos avançados. Uma lista detalhada será elaborada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania em até 180 dias após a publicação da lei, garantindo que os produtos contemplados reflitam as reais necessidades desse público.

Alinhamento com legislação inclusiva

Os deputados Maurício Carvalho (União-RO) e Capitão Alberto Neto (PL-AM), autores do projeto, defendem que a medida visa reduzir o custo de itens fundamentais para a autonomia e inclusão social das pessoas com deficiência. O relator, deputado Duarte Jr. (PSB-MA), destacou que a iniciativa está em conformidade com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

"A isenção tributária para dispositivos assistivos de alta tecnologia visa eliminar barreiras e promover a autonomia das pessoas com deficiência", afirmou Duarte Jr.

Tramitação do projeto

A proposta seguirá em caráter conclusivo para análise nas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, o texto precisará ser aprovado tanto pela Câmara dos Deputados quanto pelo Senado Federal.

Para mais informações sobre o processo legislativo, consulte o guia Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei.