A Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira (11) a premiação do concurso audiovisual 'Pelo Fim da Violência contra a Mulher', premiando cinco diretoras com R$ 10 mil cada. As obras vencedoras foram selecionadas entre 44 produções inscritas, representando todas as regiões do país.
Ampliação do tema e alcance nacional
O concurso, que completou 13 anos, expandiu seu escopo para além da violência doméstica, incluindo violência política, sexual e outros tipos de agressão contra mulheres. A iniciativa buscou contemplar uma produção por região do Brasil, reconhecendo que a violência contra a mulher é um problema nacional com diferentes perspectivas regionais.
Dados alarmantes e representatividade
Segundo dados recentes do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, cerca de 40% das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de agressão no último ano. Na esfera política, o Instituto Alziras revela que 79% das parlamentares enfrentam violência política de gênero.
Premiadas por região
As obras vencedoras foram:
- Norte: 'A pior dor que há' (Ana Clara Miranda Lucena - TO)
- Nordeste: 'Céu' (Valtyennya Campos Pires - PB)
- Centro-Oeste: 'A bicicleta' (Milena Ribeiro - GO)
- Sudeste: 'Firmina' (Izah Neiva - SP)
- Sul: 'Era uma vez uma princesa' (Lisiane Cohen - RS)
As produções premiadas estão disponíveis para visualização no canal do YouTube da Câmara dos Deputados e serão transmitidas pela TV Câmara.