slot gacor
slot gacor
slot gacor
slot gacor
slot gacor
Projeto propõe pensão de um salário mínimo para guardiões de crianças afastadas por pais usuários de drogas

Projeto propõe pensão de um salário mínimo para guardiões de crianças afastadas por pais usuários de drogas

Um novo Projeto de Lei (PL 4274/24) em tramitação na Câmara dos Deputados propõe a criação de uma pensão especial no valor de R$ 1.518 para guardiões de crianças e adolescentes que foram afastados do convívio familiar devido ao uso abusivo de drogas ou álcool pelos pais.

Critérios e beneficiários

De acordo com a proposta da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT-GO), o benefício será destinado exclusivamente a famílias com renda mensal de até um quarto do salário mínimo. A pensão não poderá ser acumulada com outros benefícios previdenciários ou do sistema de proteção social dos militares.

Impacto social e justificativa

Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça citados no projeto, a dependência química e o alcoolismo dos pais representam a quarta principal causa de acolhimento institucional de jovens no Brasil. A deputada Accorsi ressalta que pesquisas indicam maior risco de desenvolvimento de dependência química e transtornos psiquiátricos em crianças com pais dependentes.

Tramitação

O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, precisará da aprovação tanto da Câmara quanto do Senado.