Visita ao Supremo Tribunal Federal marca experiência educativa para jovens do Rio de Janeiro
Um grupo de crianças e adolescentes do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, participou nesta quinta-feira (24) de uma visita especial ao Supremo Tribunal Federal (STF). Durante a experiência, os jovens almoçaram no refeitório da Corte e assistiram ao início da sessão plenária.
O ponto alto da visita foi o encontro com os ministros Luís Roberto Barroso (presidente), Edson Fachin (vice-presidente), Cristiano Zanin, André Mendonça e Luiz Fux. Os jovens tiveram a oportunidade de conversar e registrar o momento com fotos junto aos magistrados.
Projeto social promove cidadania e desenvolvimento
Os visitantes integram o projeto Geração Maré, iniciativa criada em 2024 pelo 22º Batalhão da Polícia Militar do Rio de Janeiro em parceria com o Maré Top Team e a Legião da Boa Vontade (LBV). O programa atende aproximadamente 120 crianças e adolescentes, além de 40 adultos, oferecendo aulas gratuitas de jiu-jitsu, ginástica e diversas atividades educativas e culturais.
Durante breve conversa no Salão Branco do STF, o presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, destacou a importância da educação: "Façam o bem. Estudar é o segredo para conseguir o que se quer e ter autonomia", aconselhou aos jovens. "E, não importa o que esteja à sua volta, suas escolhas é que importam. O país não é perfeito, mas faz parte do nosso papel tentar melhorá-lo".
A iniciativa representa um importante passo na aproximação entre o Poder Judiciário e comunidades periféricas, promovendo cidadania e ampliando horizontes para jovens em situação de vulnerabilidade social.