Cerimônia marca bodas de prata do Instituto de Defesa do Direito de Defesa
O Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) celebrou seus 25 anos de atuação em cerimônia realizada na segunda-feira (4/8), em São Paulo. O evento contou com a participação do Conselho Federal da OAB, representado pelo presidente da seccional paulista, Leonardo Sica.
OAB destaca trajetória sólida do IDDD
Durante o evento, Leonardo Sica enfatizou a importância da instituição para o fortalecimento dos direitos fundamentais no país. "O IDDD construiu, nesses 25 anos, uma trajetória sólida no fortalecimento do direito de defesa no Brasil. É uma instituição que contribui de forma técnica e comprometida para o aprimoramento do Sistema de Justiça", declarou o presidente da OAB-SP.
Debate reúne múltiplos atores do sistema de justiça
O encontro, que teve como tema central "IDDD 25 anos pela liberdade", reuniu representantes do Judiciário, da Defensoria Pública, da advocacia e da sociedade civil. A programação incluiu homenagens aos fundadores do Instituto e uma roda de diálogo sobre os desafios atuais do sistema penal brasileiro.
Nova Carta de Refundação atualiza princípios
Um dos momentos centrais da cerimônia foi a apresentação da nova Carta de Refundação da entidade, que atualiza os princípios orientadores do Instituto. O documento reafirma compromissos fundamentais com a presunção de inocência, o devido processo legal e o enfrentamento do punitivismo no sistema de justiça penal.
A cerimônia também foi marcada pela entrega do Prêmio Associadíssimo, que reconhece advogados associados que se destacaram em projetos voluntários do IDDD. Atualmente presidido por Guilherme Carnelós, o Instituto foi criado em 2000 como organização da sociedade civil dedicada à promoção de um sistema de justiça penal mais justo e igualitário.