slot gacor
slot gacor
slot gacor
slot gacor
slot gacor
Comissão de Segurança Pública aprova projeto que obriga campanha contra pedofilia no transporte escolar

Comissão de Segurança Pública aprova projeto que obriga campanha contra pedofilia no transporte escolar

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados deu aval ao Projeto de Lei 588/25, que estabelece a realização de campanha permanente contra pedofilia e ciberpedofilia nos transportes escolares públicos e privados. A proposta, apresentada pelo deputado Duda Ramos (MDB-RR), visa fortalecer o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes.

Medidas práticas e penalidades

O projeto obriga os responsáveis pelos veículos de transporte estudantil a fixarem cartazes informativos sobre canais de denúncia, com destaque para o Disque 100. Para quem descumprir a determinação, estão previstas multas que variam de R$ 10 mil a R$ 50 mil, podendo chegar à cassação do alvará de funcionamento em casos de reincidência.

O relator, deputado Allan Garcês (PP-MA), recomendou a aprovação da proposta, destacando que "a implementação, nos veículos escolares, de campanhas permanentes de combate à pedofilia e à ciberpedofilia pode representar um avanço para a prevenção do crime". Segundo ele, "a prevenção primária é a forma mais eficaz de prevenir, uma vez que ela age antes do nascedouro."

Incentivos e recursos prioritários

O texto também estabelece prioridade no acesso aos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública para municípios que adotarem medidas como tratamento psicológico para vítimas e exigência de certidão negativa criminal para motoristas e monitores do transporte escolar.

Allan Garcês fez apenas uma modificação no projeto original, retirando o item que previa a suspensão de repasses de recursos federais na área de segurança pública para municípios que não implementassem os mecanismos previstos. O relator justificou que tal restrição "pode prejudicar a organização da segurança pública nos estados".

Tramitação e próximos passos

A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, o projeto precisa ser aprovado tanto pela Câmara quanto pelo Senado.

Para mais informações sobre o processo legislativo, acesse o guia sobre tramitação de projetos de lei.