A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a regulamentação do trabalho por aplicativo cancelou a reunião desta terça-feira (9), para votar o parecer do relator, deputado Augusto Coutinho (Republicanos-PE).
Projeto em análise define marco legal
A comissão analisa o Projeto de Lei Complementar 152/25, de autoria do deputado Luiz Gastão (PSD-CE), que regula os serviços de transporte remunerado privado individual de passageiros e de coleta e entrega de bens prestados por empresas operadoras de plataforma digital.
A proposta define normas para o funcionamento, no País, de serviços como os oferecidos por plataformas Uber, 99 e InDrive, estabelecendo um novo marco regulatório para o setor.
Condições de trabalho em debate
O texto em análise trata também das condições de trabalho e da vinculação previdenciária desses profissionais. Atualmente, grande parte dos trabalhadores atua como microempreendedor individual (MEI), modelo considerado inadequado pelo Ministério da Previdência Social para esse tipo de atividade.
O cancelamento da reunião adia a definição sobre questões cruciais que afetam milhões de trabalhadores de aplicativos no Brasil, incluindo direitos trabalhistas e proteção previdenciária.