slot gacor
slot gacor
slot gacor
slot gacor
Comissão aprova projeto que exige participação em programas de reeducação para agressores de mulheres

Comissão aprova projeto que exige participação em programas de reeducação para agressores de mulheres

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3858/23, que torna obrigatória a participação de condenados por violência doméstica e familiar contra a mulher em programas de recuperação e reeducação antes de obterem direito à progressão para o regime aberto.

Detalhes da proposta

O projeto, apresentado pelas deputadas Delegada Ione (Avante-MG) e Lêda Borges (PSDB-GO), altera a Lei de Execução Penal. De acordo com o texto, os programas devem promover a reflexão e a responsabilização dos agressores, buscando romper o ciclo de violência.

O relator da proposta, deputado Felipe Becari (União-SP), emitiu parecer favorável, destacando que a medida "busca romper o ciclo da violência ao estimular o sentenciado a refletir criticamente sobre seus atos e a reconstruir suas referências de masculinidade, com base no respeito e na equidade".

Relação com a Lei Maria da Penha

Atualmente, a Lei Maria da Penha já prevê esses programas como uma das medidas protetivas de urgência que podem ser determinadas pelo juiz. O novo projeto tornaria essa participação obrigatória para a progressão de regime.

Tramitação

A proposta ainda será analisada pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para o Plenário. Para se tornar lei, o projeto precisa ser aprovado tanto pela Câmara quanto pelo Senado.