Comissão aprova multa para motorista que não reduz velocidade em emergências

14/01/2026 19:00 Central do Direito
Comissão aprova multa para motorista que não reduz velocidade em emergências

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou proposta que estabelece novas regras de segurança para motoristas em situações de emergência nas rodovias brasileiras.

Nova regra de velocidade

O texto aprovado obriga condutores a reduzir a velocidade para 60 km/h ou a velocidade máxima da pista, caso seja inferior, quando houver atendimento médico ou obras na via. A medida altera o Código de Trânsito Brasileiro.

Mudança de faixa obrigatória

Além da redução de velocidade, os motoristas deverão mudar de faixa sempre que possível, mantendo distância segura de veículos e pessoas envolvidas no atendimento ou trabalho na pista.

Penalidades previstas

O descumprimento das novas regras será considerado infração grave para quem não reduzir a velocidade, ou infração média em outros casos, ambas punidas com multa. O texto aprovado é substitutivo do relator Diego Andrade (PSD-MG) ao Projeto de Lei 4511/24.

Próximos passos

A proposta seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania em caráter conclusivo. Para se tornar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei