Comissão aprova isenção fiscal para estatais em habitação popular

13/01/2026 18:30 Central do Direito
Comissão aprova isenção fiscal para estatais em habitação popular

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 179/25, que estabelece isenção tributária para empresas estatais envolvidas na construção e venda de imóveis destinados a famílias de baixa renda cadastradas no CadÚnico.

Requisitos para o Benefício

A medida beneficia empresas públicas, sociedades de economia mista e subsidiárias, desde que a participação do ente federado (União, estados ou municípios) seja igual ou superior a 90% do capital social. O projeto visa otimizar investimentos públicos na área habitacional.

Tributos Isentos

A proposta exclui subvenções públicas da base de cálculo do IRPJ, CSLL, PIS/Pasep e Cofins. Também isenta as receitas da venda desses imóveis do pagamento de PIS/Pasep e Cofins, além de reduzir a zero as alíquotas do IBS e CBS nessas operações específicas.

Justificativa do Projeto

O relator Eli Borges (PL-TO) destacou que a medida fortalece a política habitacional ao evitar que recursos destinados à construção de casas populares retornem à União como impostos. O autor Beto Richa (PSDB-PR) enfatiza o objetivo de reduzir o déficit habitacional brasileiro, estimado em 6 milhões de domicílios em 2022.

Tramitação

O projeto seguirá para análise das comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça. Após aprovação na Câmara, será encaminhado ao Senado Federal para deliberação final.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei complementar