Câmara entrega Prêmio Transparência e Fiscalização Pública 2025

09/12/2025 16:30 Central do Direito
Câmara entrega Prêmio Transparência e Fiscalização Pública 2025

A Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira (9) a cerimônia de entrega do Prêmio Transparência e Fiscalização Pública 2025, reconhecendo organizações que se destacaram na promoção da ética e transparência na gestão de recursos públicos.

Vencedores das três categorias

O Banco do Brasil foi premiado na categoria governamental federal pela implementação da plataforma BB Gestão Ágil, que promove transparência na divulgação de informações financeiras e institucionais.

Na categoria municipal, a prefeita de Contagem (MG), Marília Campos (PT), recebeu o reconhecimento pela criação do portal Aqui tem Remédio, que permite consulta em tempo real do estoque de medicamentos na rede SUS municipal.

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) foi laureado na categoria sociedade civil pelo aprimoramento da governança e prestação de contas dos recursos de loterias destinados ao esporte.

Homenagem póstuma e participantes

A cerimônia também prestou homenagem póstuma a Anadyr de Mendonça (1936-2016), eleita patrona desta edição. A procuradora da República foi ministra da CGU entre 2001 e 2003 e primeira mulher a assumir interinamente a Advocacia-Geral da União.

O evento no Plenário Ulysses Guimarães foi presidido pelo deputado Carlos Veras (PT-PE), 1º secretário da Mesa Diretora, com participação do ministro da CGU, Vinicius Marques de Carvalho, e diversos parlamentares.

Segundo Veras, "a transparência é algo fundamental na construção da sociedade", enquanto o ministro da CGU destacou que premiações como esta "conseguimos mais confiança da população na atuação do Estado e nas instituições".