Câmara debate recuperação energética de resíduos sólidos no Brasil

29/08/2025 11:00 Central do Direito
Câmara debate recuperação energética de resíduos sólidos no Brasil

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados promove audiência pública na terça-feira (2) para discutir a recuperação energética de resíduos sólidos urbanos. O debate, solicitado pelo deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), acontece às 10h no plenário 14.

Cenário mundial versus realidade brasileira

Segundo informações apresentadas pelo parlamentar, existem aproximadamente três mil usinas de recuperação energética de resíduos sólidos urbanos em operação no mundo. No Brasil, entretanto, há apenas projetos em fase de desenvolvimento, evidenciando o atraso tecnológico do país neste setor.

Problemas do descarte inadequado

Atualmente, a maior parte dos resíduos sólidos urbanos produzidos no Brasil são destinados a aterros sanitários ou lixões a céu aberto. Esta prática inadequada provoca sérios riscos de contaminação dos recursos hídricos, reduz a disponibilidade de água potável e causa danos significativos à saúde pública.

Benefícios da recuperação energética

A implementação de tecnologias para recuperação energética de resíduos apresenta múltiplas vantagens. Do ponto de vista energético, amplia o uso de fontes renováveis e limpas. Ambientalmente, contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa e previne a contaminação hídrica.

Os benefícios socioeconômicos incluem o desenvolvimento de tecnologia nacional e a geração de empregos em todas as etapas do processo de recuperação energética dos resíduos sólidos.

Para mais informações sobre os convidados da audiência, consulte o site oficial da Câmara dos Deputados.