A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados realizará nesta quarta-feira (9), às 15 horas, um seminário crucial para debater medidas preventivas contra quedas acidentais entre idosos, principal causa de hospitalização e morte nessa faixa etária.
Projeto de Lei busca implementar política nacional
O evento, solicitado pelos deputados Luiz Couto (PT-PB), Alexandre Lindenmeyer (PT-RS) e Geraldo Resende (PSDB-MS), tem como foco central a discussão da Política Nacional de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas (PNPQPI), prevista no Projeto de Lei 4376/24, recentemente aprovado na comissão.
Os parlamentares pretendem abordar os principais desafios para implementação desta política, incluindo a falta de integração entre os entes federativos, escassez de recursos e a necessidade de fortalecer uma cultura preventiva em instituições de saúde e assistenciais.
Crescimento da população idosa exige medidas urgentes
"A população idosa no Brasil tem crescido de forma exponencial, resultado do aumento da expectativa de vida e das melhorias nos cuidados de saúde", destacam os deputados no documento que fundamenta a realização do seminário. Esta realidade demográfica traz consigo novos desafios, especialmente relacionados à segurança e autonomia dos idosos.
O projeto estabelece diretrizes para a promoção de ambientes seguros, capacitação de profissionais e programas de conscientização. A iniciativa também incentiva a prática de atividades físicas adaptadas, fundamentais para o fortalecimento muscular e melhoria do equilíbrio, fatores determinantes na prevenção de quedas.
As quedas não provocam apenas consequências físicas, mas também psicológicas, como o medo de cair novamente, que frequentemente resulta em sedentarismo involuntário e isolamento social, comprometendo significativamente a qualidade de vida dos idosos.