Câmara debate financiamento da educação para novo Plano Nacional 2024-2034

04/08/2025 16:30 Central do Direito
Câmara debate financiamento da educação para novo Plano Nacional 2024-2034

Parlamentares discutem recursos para educação brasileira

A comissão especial da Câmara dos Deputados responsável pela análise do Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034 realizará nesta quarta-feira (6) uma audiência pública focada no financiamento da educação. O evento, marcado para as 14 horas no plenário 13, atende solicitação dos deputados Moses Rodrigues (União–CE), Tabata Amaral (PSB–SP), Pedro Uczai (PT-SC), Socorro Neri (PP-AC) e Rafael Brito (MDB-AL).

Série de debates para aperfeiçoamento do PNE

Esta audiência integra uma série de debates promovidos pela comissão especial com o objetivo de aperfeiçoar o texto do novo Plano Nacional de Educação. As discussões visam subsidiar os parlamentares na construção de políticas públicas mais efetivas e alinhadas às metas de qualidade e equidade educacional.

Conforme destacam os parlamentares, a experiência acumulada com os dois PNEs anteriores pode contribuir para que o Congresso entregue à sociedade um instrumento mais eficaz para assegurar o direito à educação com qualidade.

Estrutura do novo PNE 2024-2034

O Projeto de Lei 2614/24, que institui o novo PNE, estabelece 18 objetivos para serem cumpridos até 2034. As áreas contempladas incluem educação infantil, alfabetização, ensinos fundamental e médio, educação integral, diversidade e inclusão, educação profissional e tecnológica, educação superior, além da estrutura e funcionamento da educação básica.

Para monitoramento dos objetivos ao longo do decênio, foram estabelecidas 58 metas, número comparável aos 56 indicadores do PNE 2014-2024. Cada meta conta com estratégias específicas envolvendo União, estados, Distrito Federal e municípios para alcançar os objetivos propostos. O novo plano substituirá o atual, prorrogado até dezembro de 2025.

A audiência será interativa, com lista de convidados disponível para consulta e envio de perguntas.