slot gacor
slot gacor
slot gacor
slot gacor
slot gacor
Câmara aprova projeto que detalha dever de cooperação entre partes no processo civil

Câmara aprova projeto que detalha dever de cooperação entre partes no processo civil

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 837/22, que detalha e amplia o conceito de cooperação entre as partes no processo civil. A proposta, que seguirá para o Senado em caráter conclusivo, visa aprimorar dispositivos do Código de Processo Civil (CPC) relacionados à conduta ética durante os processos judiciais.

Cooperação como princípio fundamental

De acordo com o texto aprovado, as partes deverão atuar durante todo o curso da ação com ética e lealdade, evitando vícios processuais e cumprindo deveres mútuos de esclarecimento e transparência. O objetivo principal é combater a litigância de má-fé, já punida pela legislação atual.

O deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), relator da matéria, defendeu a proposta: "O dever de cooperação no processo civil é um princípio fundamental que deve orientar a conduta das partes, advogados, juízes e demais sujeitos processuais. Tal dever visa garantir a eficiência, a celeridade e a justiça no andamento do processo".

Tramitação e próximos passos

O projeto original é de autoria do deputado Pinheirinho (PP-MG), que afirmou que o intuito é melhorar a redação do CPC para deixar expresso o que se espera da colaboração entre as partes. O relator apresentou um substitutivo que engloba também o PL 1813/22, do deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA), que trata do mesmo assunto.

Como foi aprovado em caráter conclusivo, o texto será enviado diretamente ao Senado, a menos que haja recurso para análise do Plenário da Câmara dos Deputados. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei.