slot gacor
slot gacor
slot gacor
slot gacor
slot gacor
Câmara aprova direito ao teletrabalho para pessoas com deficiência em cargos compatíveis

Câmara aprova direito ao teletrabalho para pessoas com deficiência em cargos compatíveis

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que assegura às pessoas com deficiência o direito de solicitar o teletrabalho quando a modalidade for mais adequada às suas condições pessoais e compatível com as funções do cargo ocupado.

Fortalecimento da Inclusão Laboral

A proposta tem como objetivo principal fortalecer a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O texto estabelece medidas para assegurar às pessoas com deficiência e também àquelas com transtorno do espectro autista a igualdade salarial e de condições de trabalho em relação aos demais empregados, tanto no regime presencial quanto no remoto.

Tecnologia Assistiva e Adaptações

O projeto determina que empresas e órgãos públicos devem oferecer tecnologia assistiva e promover adaptações necessárias no ambiente de trabalho. Para viabilizar essas medidas, a proposta prevê apoio através de incentivos fiscais e linhas de crédito especiais criados pelo governo federal.

Tramitação e Aprovação

O relator deputado Duarte Jr. (PSB-MA) apresentou parecer favorável ao Projeto de Lei 340/25, de autoria da deputada Renata Abreu (Pode-SP). "A matéria é meritória. O teletrabalho ganhou força no Brasil durante a pandemia da Covid-19 e passou a ser um modelo consolidado e viável em diversas áreas", destacou o parlamentar.

Próximas Etapas

O projeto seguirá agora para análise das comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), em caráter conclusivo. Para se tornar lei, a proposta precisa ser aprovada tanto pela Câmara dos Deputados quanto pelo Senado Federal.