Câmara aprova capacitação de agentes de segurança para atender pessoas com deficiência

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (11) projeto de lei que estabelece a capacitação obrigatória de agentes de segurança pública e defesa civil para o atendimento adequado às pessoas com deficiência. A proposta seguirá para análise do Senado Federal.

Substitutivo aprovado com foco em direitos humanos

O Projeto de Lei 980/24, de autoria da falecida deputada Amália Barros, foi aprovado com substitutivo do relator deputado Duarte Jr. (PSB-MA). O texto determina que os profissionais devem aprender a identificar pessoas com deficiência durante abordagens e receber formação sobre direitos humanos e acessibilidade.

Princípio da isonomia na segurança pública

Segundo Duarte Jr., a medida concretiza o princípio constitucional da isonomia ao reconhecer que "uma abordagem policial padrão pode ser ineficaz ou violadora de direitos quando aplicada a uma pessoa com deficiência, seja ela auditiva, intelectual ou com transtorno do espectro autista".

Novas diretrizes no Sistema Único de Segurança Pública

A proposta inclui duas diretrizes na política nacional de segurança pública: garantia de capacitação efetiva dos profissionais para identificar e atender pessoas com deficiência; e promoção transversal de conteúdos sobre direitos humanos, acessibilidade e não discriminação conforme o Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Impacto na formação profissional

O projeto determina que a matriz curricular nacional e os programas de educação para profissionais de segurança pública, bem como os programas de defesa civil, devem assegurar esse treinamento específico em seus currículos, com ênfase na promoção dos direitos humanos.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei