Anatel pode assumir registro de domínios da internet no Brasil, propõe projeto de lei

22/04/2025 13:30 Central do Direito
Anatel pode assumir registro de domínios da internet no Brasil, propõe projeto de lei

Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados propõe mudanças significativas na governança da internet brasileira. O PL 4557/24, de autoria do deputado Silas Câmara (Republicanos-AM), busca transferir para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a competência de registrar os domínios da internet, função atualmente exercida pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Reorganização da governança da internet

A proposta altera dispositivos da Lei Geral de Telecomunicações, da Lei de Acesso à Informação e da Lei de Licitações. Com as mudanças, a Anatel passaria a concentrar grande parte das responsabilidades do setor, inclusive a supervisão do próprio CGI.br, que manteria apenas atividades de gestão.

Segundo o deputado Silas Câmara, a iniciativa se justifica pela "fragilidade jurídica e administrativa" do modelo atual. "Essa estrutura, embora operante, revela uma série de fragilidades jurídicas e administrativas, sendo guiada majoritariamente por uma infinidade de normativas internas emitidas por uma entidade que não foi criada por uma lei específica (CGI.br) — e que, portanto, tem uma natureza jurídica pouco definida", argumenta o parlamentar.

Mais transparência e diretrizes estratégicas

O projeto também amplia o escopo da Lei de Acesso à Informação para incluir as entidades envolvidas na governança da internet, como empresas responsáveis pelo registro de nomes de domínio e alocação de endereços IP. Além disso, o texto estabelece que caberá à Anatel definir diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da internet no país.

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Comunicação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, o projeto ainda precisará ser aprovado tanto por deputados quanto por senadores.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei