Zambelli diz que será solta na Itália: 'processo foi injusto do começo ao fim'

24/09/2025 14:30 Central do Direito
Zambelli diz que será solta na Itália: 'processo foi injusto do começo ao fim'

A deputada licenciada Carla Zambelli (SP) declarou nesta quarta-feira (24) que espera ser libertada em breve na Itália, onde está presa aguardando análise de pedido de extradição para o Brasil. Durante depoimento à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, ela contestou sua condenação pelo Supremo Tribunal Federal.

Contestação da Condenação

"Em pouco tempo, não vou estar mais dentro de um presídio, vou estar solta, porque o processo foi todo injusto, do começo até o final", afirmou Zambelli. A parlamentar foi condenada em agosto pelo STF por invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para inserção de documentos falsos, incluindo um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes.

Críticas ao Processo no STF

Durante o depoimento no âmbito da Representação 2/25, Zambelli criticou o processo conduzido por Moraes. Segundo ela, autoridades italianas ficaram surpresas quando souberam que "o ministro Alexandre de Moraes foi vítima, relator e julgador" no mesmo caso.

Defesa e Argumentos Jurídicos

A deputada argumentou que houve irregularidades processuais, citando que "só houve um grau de jurisdição" e que Moraes "não aceitou recurso". Ela também questionou a prisão preventiva, alegando que "não existe para deputado, só existe prisão em caso de flagrante delito inafiançável".

Próximos Passos

O presidente da CCJ, deputado Paulo Azi (União-BA), informou que reiterou ao STF o pedido para derrubada do sigilo do processo. Após análise da comissão, o caso seguirá para votação no Plenário da Câmara, que decidirá sobre a perda do mandato parlamentar de Zambelli.