STJ sedia encontros nacionais contra racismo no Sistema de Justiça em dezembro

26/11/2025 08:30 Central do Direito
STJ sedia encontros nacionais contra racismo no Sistema de Justiça em dezembro

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) será palco de dois importantes eventos voltados ao combate ao racismo no sistema judiciário brasileiro. No dia 9 de dezembro, o tribunal receberá simultaneamente o 8º Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negras e Negros (Enajun) e o 5º Fórum Nacional de Juízas e Juízes contra o Racismo e Todas as Formas de Discriminação (Fonajurd).

Programação e Inscrições

Os eventos acontecerão das 8h30 às 17h no auditório externo do STJ. As inscrições para o público externo devem ser realizadas através do portal da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), enquanto servidores do STJ devem utilizar o Portal do Servidor na intranet.

Tema Central e Painéis

Sob o tema "Vivências Negras: Justiça, Identidade e Pertencimento no Sistema de Justiça", a programação será estruturada em quatro painéis temáticos. Representantes de tribunais, pesquisadores e profissionais de diversas áreas apresentarão experiências e reflexões sobre questões raciais no judiciário. A cerimônia de abertura contará com a presença de ministros dos tribunais superiores.

Temas em Discussão

Os debates abordarão questões cruciais como os desafios enfrentados por crianças e jovens negros, aspectos da saúde física e mental da população negra, racismo ambiental e o processo de envelhecimento e invisibilização da população afro-brasileira no sistema de justiça.

Lançamentos Importantes

O evento marcará dois momentos significativos: o lançamento da Rede Nacional de Coletivos Negros das Carreiras Jurídicas e a apresentação pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) dos resultados do Mutirão de Julgamento e Impulsionamento de Processos com Ênfase na Temática Racial, demonstrando o compromisso institucional com a equidade racial no judiciário.