STJ lança nova página de Acessibilidade com recursos ampliados para inclusão digital

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) acaba de lançar uma versão renovada da sua página de Acessibilidade, com significativas melhorias visuais e funcionais, ampliando a inclusão digital para todos os públicos. A iniciativa visa dar maior visibilidade às ações e serviços destinados às pessoas com deficiência.

Inspiração e facilidade de acesso

Desenvolvida pela Secretaria de Comunicação Social do STJ e inspirada na ação "STF Sem Barreiras" do Supremo Tribunal Federal, a página pode ser acessada diretamente pelo portal do tribunal, no link "Acessibilidade" localizado no rodapé da homepage.

Recursos audiovisuais aprimorados

Entre as principais inovações, destaca-se um script especial que torna os vídeos mais acessíveis, com botões visuais que facilitam a navegação para usuários de leitores de tela. O contraste de cores foi otimizado para melhorar a legibilidade, atendendo diferentes condições visuais.

As imagens agora contam com audiodescrição, permitindo que pessoas com deficiência visual possam compreender o conteúdo visual através de leitores de tela, que descrevem verbalmente o que está sendo exibido.

Serviços integrados de acessibilidade

A página também centraliza informações sobre diversos serviços já oferecidos pelo STJ, como descrição de imagens nas redes sociais, jurisprudência em formatos de áudio e vídeo, e o dispositivo de visão artificial para reconhecimento facial e leitura de textos.

Outro destaque é o reforço da tradução automática em Língua Brasileira de Sinais (VLibras), já disponível em todo o portal, mas agora com maior ênfase neste espaço dedicado à acessibilidade, promovendo a inclusão digital dos surdos.