O Superior Tribunal de Justiça (STJ) apresenta, em sua 35ª edição do projeto Arte no Tribunal, a obra 'Cobogó', do artista Jeff Duprado. A pintura, que retrata um elemento arquitetônico emblemático de Brasília, foi incorporada ao acervo do tribunal após a exposição 'Brasília Além dos Palácios', realizada em junho de 2024.
Com dimensões de 98 por 98 cm e executada em óleo sobre tela, a obra homenageia os cobogós - elementos vazados de concreto que se tornaram marca registrada da arquitetura modernista brasileira. Originários de Recife nos anos 1920, esses elementos foram extensivamente utilizados nos primeiros edifícios residenciais da capital federal.
Artista autodidata com foco em sustentabilidade
Natural de Goiânia (1981), Jeff Duprado iniciou sua carreira artística em 1997 em Nerópolis (GO). Formado pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, em Brasília, o artista autodidata atualmente desenvolve pesquisas pioneiras na produção de tintas sustentáveis, utilizando materiais naturais e resíduos.
Patrimônio artístico e cultural do STJ
O Espaço Cultural STJ, estabelecido em 2001, já realizou mais de 170 exposições temporárias. O acervo do tribunal inclui centenas de obras de artistas renomados, adquiridas através de doações em contrapartida ao uso da galeria, que seleciona expositores via edital público. As obras integram o ambiente de trabalho do tribunal, democratizando o acesso à arte para servidores e visitantes.