STF homenageia trajetória de cinco décadas da tributarista
O Supremo Tribunal Federal (STF) realizou na quarta-feira (3/12) o lançamento do livro "Controvérsias tributárias na jurisprudência do STF — Uma homenagem à professora Misabel Derzi". A obra celebra a trajetória da conselheira federal da OAB por Minas Gerais e presidente da Comissão Especial de Direito Tributário do Conselho Federal.
Obra reúne especialistas em tributário
Organizado pelo ministro Edson Fachin, presidente do STF e CNJ, em parceria com Álvaro Souza Cruz, Lucas Bevilacqua e Raphael Frattari, o livro compila artigos de especialistas sobre temas tributários controversos na jurisprudência do Supremo. A coletânea visa tanto a reflexão acadêmica quanto a aplicação prática do Direito Tributário.
Reconhecimento de cinco décadas de magistério
Durante o evento, Fachin destacou a dimensão histórica da contribuição da homenageada: "Seus ensinamentos, construídos e disseminados ao longo de mais de cinco décadas dedicadas ao ensino do Direito Tributário, ressoam na jurisprudência de nossos tribunais superiores".
Impacto na formação jurídica nacional
O ministro ressaltou ainda a influência da jurista na formação de novas gerações: "A obra de Misabel reúne os atributos das traduções intelectuais que marcam uma época, promovem transformações e inspiram novas gerações de juristas".
Gratidão e simbolismo constitucional
Misabel Derzi agradeceu a homenagem enfatizando o caráter humano da publicação: "Este livro representa um gesto coletivo de confiança, afeto e generosidade". A conselheira destacou que a obra "celebra os vínculos formados na defesa da Constituição e dos direitos fundamentais". O evento contou com a presença do ministro Gilmar Mendes e do procurador constitucional da OAB Marcus Vinicius Furtado Coêlho.