slot gacor
slot gacor
slot gacor
slot gacor
slot gacor
Projeto quer reincluir 19 parques nacionais no Programa de Desestatização

Projeto quer reincluir 19 parques nacionais no Programa de Desestatização

Um Projeto de Decreto Legislativo (PDL 13/24) em análise na Câmara dos Deputados propõe a reinclusão de 19 parques nacionais no Programa Nacional de Desestatização (PND). A iniciativa, de autoria do deputado Junio Amaral (PL-MG), busca sustar trecho do Decreto 11.912/24 que havia retirado essas unidades de conservação do programa.

Impactos na gestão dos parques nacionais

O texto mantém a qualificação de 11 dessas unidades para o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Entre os parques afetados estão áreas de grande relevância turística e ambiental como os Lençóis Maranhenses (MA), Jericoacoara (CE), Nacional de Brasília (DF), Serra da Capivara (PI) e Chapada dos Guimarães (MT).

Segundo o autor do projeto, o decreto de 2024 traz "abusos regulamentares, prejuízos na gestão, manutenção e desenvolvimento dos parques nacionais". Amaral argumenta que a medida "atenta contra a previsibilidade e segurança jurídica envolvendo investidores e empreendedores".

Debate sobre conservação e iniciativa privada

O deputado defende que a inclusão dos parques no PPI e no PND não diminui a atuação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na proteção e conservação dos locais. Pelo contrário, segundo ele, "as concessões trazem novos investimentos, potencializam o turismo e ampliam os serviços de proteção e conservação dos parques".

O PND foi criado em 1990 com o objetivo de reordenar a posição estratégica do Estado na economia, transferindo à iniciativa privada atividades exploradas pelo setor público. A legislação permite a desestatização de empresas controladas pela União, serviços públicos objeto de concessão, instituições financeiras públicas estaduais e bens da União.

Tramitação do projeto

A proposta será analisada pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Desenvolvimento Econômico; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para o Plenário. Para se tornar lei, o projeto precisa ser aprovado tanto pela Câmara quanto pelo Senado.

Para conhecer mais sobre a tramitação de projetos de decreto legislativo, acesse este link.