Motta promete manter educação como prioridade na Câmara em 2026

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), reafirmou seu compromisso com a educação durante o evento "Educação como Prioridade - 2º Encontro de Prefeitos e Prefeitas de Capitais e Grandes Cidades", promovido pelo movimento Todos pela Educação.

Avanços conquistados em 2025

Motta destacou os principais projetos educacionais aprovados neste ano pela Casa. Entre as conquistas estão o novo Plano Nacional de Educação (PNE) com diretrizes para os próximos dez anos, o Sistema Nacional de Educação para coordenação federativa, políticas de prevenção à violência escolar e projetos voltados à carreira docente.

"Cumpri esses compromissos, a educação deve ser o centro de prioridade política e administrativa no país. Não há como pensar o Brasil do futuro sem ter a educação como alicerce para um futuro de mais igualdade e oportunidades", declarou o presidente.

Agenda para 2026

O parlamentar revelou ter se reunido com o ministro da Educação, Camilo Santana, para definir as prioridades governamentais para o próximo ano. As propostas incluem criação de novas universidades, ampliação de vagas para contratação de profissionais e aumento do financiamento para infraestrutura educacional.

Desafio das emendas parlamentares

Questionado pela presidente do Todos pela Educação, Priscila Cruz, sobre a destinação de emendas parlamentares para educação, Motta reconheceu o desafio. Dados apresentados mostram que a educação básica recebe apenas 0,5% dos recursos de emendas, enquanto saúde e segurança pública são priorizadas.

O presidente defendeu que "não basta ter recursos, é preciso ter uma boa gestão" e sinalizou abertura para direcionar parte das emendas à educação, priorizando desde o ensino básico até o superior.