Ministro Luiz Fux ministra aula de jiu-jitsu para crianças do Complexo da Maré no STF

28/04/2025 18:00 Central do Direito
Ministro Luiz Fux ministra aula de jiu-jitsu para crianças do Complexo da Maré no STF

Um grupo de crianças e adolescentes do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, participou de uma experiência única na última quinta-feira (24): um treino de jiu-jitsu com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, mestre na arte marcial. A iniciativa é fruto de uma aproximação iniciada no ano passado, quando o ministro conheceu o projeto social desenvolvido no 22º Batalhão da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Intercâmbio entre comunidade e Supremo

Após desembarcar em Brasília em voo cedido pela Força Aérea Brasileira (FAB), o grupo foi recepcionado no Centro de Treinamento do STF pelo ministro Fux, que pratica jiu-jitsu há mais de cinco décadas. Durante a atividade, o magistrado dividiu o tatame com os jovens e compartilhou sua experiência. "É um grande prazer colaborar com esse projeto da Maré, que não se limita ao jiu-jitsu, mas também à conscientização da educação física e de uma vida saudável", destacou Fux.

Imersão no universo jurídico

A programação incluiu ainda um almoço no refeitório do Tribunal e, no período da tarde, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer outros ministros do STF no Salão Branco e acompanhar o início da sessão plenária, aproximando os jovens da comunidade do funcionamento da mais alta corte do país.

Projeto Geração Maré

Criado em dezembro de 2024 pelo tenente-coronel Corbage, o projeto Geração Maré é uma iniciativa do 22º Batalhão da PMERJ em parceria com o Maré Top Team e a Legião da Boa Vontade (LBV). O programa atende aproximadamente 120 crianças e adolescentes, além de 40 adultos, oferecendo aulas gratuitas de jiu-jitsu, ginástica e diversas atividades educativas e culturais, promovendo cidadania e inclusão social através do esporte.

Veja mais fotos da iniciativa:

Crianças do Complexo da Maré fazem aula de jiu-jitsu com ministro do STF -