A partir desta sexta-feira (2), às 19h, universitários de todo o Brasil poderão se inscrever para a 19ª edição do Politeia, projeto de extensão realizado pela Câmara dos Deputados em parceria com a Universidade de Brasília (UnB). A iniciativa permite que estudantes aprendam sobre o funcionamento do Legislativo por meio de simulações de atividades parlamentares.
Formato e participação
Em 2025, o evento será realizado presencialmente entre 18 e 25 de julho, reunindo 200 estudantes de graduação e pós-graduação. Os participantes serão divididos em quatro modalidades: parlamentar, repórter, assessor parlamentar e fotógrafo, permitindo que vivenciem as rotinas reais da Câmara dos Deputados.
Como se inscrever
Para participar, é necessário estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino superior. As inscrições ficarão abertas até 17 de maio através de formulário eletrônico disponível no site oficial do projeto. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada e distribuídas em quatro modalidades: Cotas de Gênero, Cotas Raciais, Cotas Sociais de Assistência Estudantil da UnB e Ampla Concorrência.
O regulamento completo do Politeia 2025 pode ser consultado neste link.
Proposta pedagógica
Idealizado por estudantes do Instituto de Ciência Política da UnB, o Politeia tem como objetivo aproximar os universitários do processo legislativo brasileiro através de uma metodologia inovadora de ensino. Os participantes atuam diretamente na construção de propostas legislativas e as encaminham para apreciação dos colegas, seguindo um processo semelhante ao sistema adotado no Brasil.
Além de simular as principais decisões tomadas no país, os estudantes têm a oportunidade de compreender o funcionamento do Congresso Nacional e conhecer melhor a dinâmica das instituições democráticas brasileiras.