Deputados acusam governo do RJ de promover chacina em operação no Alemão

29/10/2025 19:00 Central do Direito
Deputados acusam governo do RJ de promover chacina em operação no Alemão

Deputados das federações Psol-Rede e PT-PCdoB-PV acusaram o governo do Rio de Janeiro de promover uma chacina durante operação policial contra o Comando Vermelho, realizada na terça-feira (28) no Complexo do Alemão.

Maior operação letal da história

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, deputado Reimont (PT-RJ), citou projeções de que a ação policial tenha resultado em mais de 200 mortes, embora o governo contabilize 121 óbitos até o momento. "É a maior chacina do Brasil, superando a do Carandiru", declarou o parlamentar.

Críticas ao modelo de segurança pública

"O que aconteceu no Rio de Janeiro nós estamos caracterizando como uma chacina continuada, porque não é a primeira chacina", afirmou Reimont. Segundo ele, o governo de Cláudio Castro tem histórico de operações similares, com expectativa de que outras ocorram.

A líder do Psol, deputada Talíria Petrone (Psol-RJ), criticou a falta de planejamento policial e o modelo de segurança adotado pelo estado. "O que tem sido feito para enfrentar as organizações criminosas é um banho de sangue. Os índices de criminalidade permanecem crescendo de forma exponencial", declarou.

Visita parlamentar ao local

Os deputados da Comissão de Direitos Humanos visitarão nesta quinta-feira o Complexo do Alemão, além do Instituto Médico Legal. Os parlamentares também se reunirão com a Defensoria Pública do Rio de Janeiro e a Procuradoria-Geral de Justiça do estado para apurar os fatos.