Congresso Nacional se ilumina de vermelho em apoio ao Dia Mundial da Hemofilia

16/04/2025 17:10 Central do Direito
Congresso Nacional se ilumina de vermelho em apoio ao Dia Mundial da Hemofilia

O Congresso Nacional será iluminado com a cor vermelha nesta quarta e quinta-feira (16 e 17 de abril) como parte das ações globais pela Campanha do Dia Mundial da Hemofilia. A iniciativa, que atende a pedido da Primeira-Secretaria do Senado Federal, visa ampliar a conscientização sobre esta condição genético-hereditária que compromete a coagulação sanguínea.

Brasil é o quarto país em número de casos

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil ocupa a quarta posição mundial em número de casos da doença, com 13.895 pessoas diagnosticadas em 2024. A hemofilia manifesta-se predominantemente em homens, já que a mutação genética responsável localiza-se no cromossomo X. As mulheres geralmente são portadoras do gene defeituoso, mas não desenvolvem a doença.

Sintomas e impactos na qualidade de vida

Nos casos graves e moderados, os pacientes sofrem com hemorragias espontâneas, principalmente intramusculares e intra-articulares. Estas hemorragias causam desgaste nas cartilagens e lesões ósseas, provocando dor intensa, aumento de temperatura local e limitação de movimentos, especialmente em joelhos, tornozelos e cotovelos. Os primeiros sinais podem aparecer logo no primeiro ano de vida, manifestando-se como manchas roxas (equimoses).

Tratamento pelo SUS

No Brasil, o tratamento é realizado quase exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e consiste na reposição do fator anti-hemofílico. Os medicamentos são distribuídos gratuitamente pelos hemocentros, com fornecimento do Ministério da Saúde. Pacientes e cuidadores recebem treinamento para aplicação domiciliar do fator, sendo fundamental o início precoce do tratamento para minimizar sequelas causadas pelos sangramentos.

A iluminação especial do Congresso Nacional se soma a outras iniciativas mundiais que buscam difundir informações sobre a hemofilia e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.