O Congresso Nacional está iluminado com a cor verde nesta segunda-feira (7) em celebração ao Dia Mundial da Atividade Física, comemorado em 6 de abril, e ao Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril. A iniciativa busca chamar atenção para duas datas importantes instituídas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Combate ao sedentarismo
As datas foram criadas pela OMS com o objetivo de alertar sobre os riscos do sedentarismo para a saúde pública. Segundo dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 30% dos adultos e 81% dos adolescentes em todo o mundo não praticam atividade física suficiente, números que tendem a aumentar com o desenvolvimento econômico dos países.
A OMS esclarece que atividade física engloba qualquer movimento corporal que exija gasto de energia, seja no trabalho, em tarefas domésticas ou atividades de lazer, diferenciando-se do conceito de exercício físico, que é planejado e estruturado. A recomendação é de pelo menos 150 minutos semanais de atividade moderada ou 75 minutos de exercícios intensos.
Campanha pela saúde materna
Para o Dia Mundial da Saúde de 2025, a OMS adotou o tema "Inícios saudáveis, futuros esperançosos", focando na saúde materna e neonatal. A campanha visa incentivar governos e profissionais de saúde a intensificarem esforços para reduzir a mortalidade materna e infantil, além de priorizar o bem-estar das mulheres a longo prazo.
A organização e seus parceiros também compartilharão informações para apoiar gestações e partos saudáveis, bem como melhorar os cuidados pós-natais, contribuindo para um futuro mais saudável para mães e bebês.