Congresso Nacional é iluminado de bordô para conscientização sobre cefaleia

21/05/2025 20:31 Central do Direito
Congresso Nacional é iluminado de bordô para conscientização sobre cefaleia

A fachada do Congresso Nacional recebe iluminação na cor bordô nesta quarta (21) e quinta-feira (22) como parte da campanha 'Maio Bordô', promovida pela Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe). A iniciativa visa alertar a população sobre a cefaleia, doença silenciosa que impacta significativamente a produtividade e representa a principal causa de incapacitação entre mulheres.

Doença silenciosa com amplo impacto

De acordo com dados da SBCe, aproximadamente 95% dos brasileiros experimentarão ao menos um episódio de dor de cabeça ao longo da vida. O problema afeta mensalmente cerca de 70% das mulheres e 50% dos homens no país. As cefaleias são classificadas em primárias, como a cefaleia tensional (caracterizada por dor opressiva) e a enxaqueca (dor pulsante frequentemente acompanhada de náuseas e fotofobia), e secundárias, causadas por outras condições médicas.

Causas e tratamentos disponíveis

Diversos fatores podem desencadear cefaleias, incluindo estresse, predisposição genética, alterações hormonais e condições médicas subjacentes como diabetes, hipertensão e deficiências imunológicas. Embora não exista cura definitiva, o acompanhamento médico e o tratamento adequado são fundamentais para garantir qualidade de vida aos pacientes.

As abordagens terapêuticas incluem medicamentos específicos, terapias alternativas, modificações no estilo de vida e, em casos selecionados, intervenções cirúrgicas ou fisioterápicas. A conscientização sobre a doença é essencial para reduzir seus impactos sociais e econômicos.

A iluminação especial do Congresso Nacional foi solicitada pelo deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), contribuindo para dar visibilidade nacional à campanha de conscientização sobre esta condição que afeta milhões de brasileiros.