A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou na última terça-feira (1) uma audiência pública para discutir a criação da Semana Nacional de Conscientização, Prevenção e Combate à Intimidação Sistemática nas escolas, medida que visa enfrentar o crescente problema do bullying no ambiente escolar.
Tecnologia e saúde mental
Durante o debate, a médica pediatra Lucy Feifer destacou como os dispositivos móveis têm se tornado vetores de violência entre estudantes. "[Isso] tem levado muitas crianças a se autoagredirem, a desistir da escola e até mesmo a tentativas de suicídio", alertou a especialista, evidenciando as graves consequências do cyberbullying.
Aumento preocupante de casos
Andreia Hoffman, representante do Instituto Isabel, confirmou o aumento significativo nos casos de bullying tanto no ambiente escolar quanto na sociedade em geral. A especialista enfatizou o papel fundamental dos pais na conscientização dos filhos como estratégia preventiva contra esse tipo de violência.
Compromisso parlamentar
O deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), proponente da audiência, reafirmou o compromisso do Legislativo no combate ao problema: "É missão também do Parlamento combater todas essas formas de bullying, de perseguição contra crianças, jovens e adolescentes".