Comissão de Educação da Câmara debate alfabetização baseada em evidências científicas

16/05/2025 13:30 Central do Direito
Comissão de Educação da Câmara debate alfabetização baseada em evidências científicas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizará um debate sobre alfabetização com bases científicas na próxima terça-feira (20), às 14 horas. A iniciativa, proposta pela deputada Adriana Ventura (Novo-SP), busca discutir metodologias eficazes baseadas em evidências para fortalecer políticas públicas educacionais.

Alfabetização como pilar fundamental

Segundo a deputada Adriana Ventura, a alfabetização representa a base essencial para o desenvolvimento educacional e social do país. "Experiências educacionais positivas nos primeiros anos aumentam a probabilidade de sucesso acadêmico e profissional posterior. A alfabetização, em particular, é a porta de entrada para o domínio de outras disciplinas, como matemática, ciências e estudos sociais", destacou.

Ciência cognitiva e psicolinguística

Um dos pontos centrais do debate será a análise crítica da concepção de alfabetização presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A deputada defende que esta precisa ser confrontada com conhecimentos da psicolinguística e da ciência cognitiva da leitura, áreas que podem oferecer insights valiosos para aprimorar as metodologias de ensino.

O debate contará com especialistas e autoridades do setor educacional. A lista completa de convidados pode ser consultada no site da Câmara. O local da reunião ainda será definido pelos organizadores.