A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados realizará na próxima terça-feira (13) uma audiência pública para discutir casos de trabalho escravo na região sul de Minas Gerais. O debate, solicitado pelo deputado Padre João (PT-MG), está programado para começar às 10 horas, com local ainda a ser definido.
Minas Gerais lidera casos de trabalho escravo no país
De acordo com dados apresentados pelo parlamentar, Minas Gerais ocupa a primeira posição no ranking nacional de trabalho análogo à escravidão, com 165 fazendas autuadas e mais de 1.600 trabalhadores resgatados apenas em 2024.
"Lamentavelmente, em pleno Século 21, no qual vivenciamos avanços antes inimagináveis, principalmente tecnológicos, ainda devemos enfrentar a escravidão", criticou Padre João, autor do requerimento para a realização da audiência.
Escravidão moderna: um problema persistente
A caracterização do trabalho escravo contemporâneo abrange situações como jornada exaustiva e condições degradantes de trabalho, práticas que continuam ocorrendo em diversas regiões do país, especialmente em áreas rurais.
A audiência contará com diversos especialistas e autoridades para discutir medidas de combate a essa grave violação de direitos humanos. Os interessados podem consultar a lista completa de convidados no site da Câmara dos Deputados.