Comissão de Direitos Humanos adia apresentação do relatório 'Amar não é doença' sobre terapias de conversão sexual

15/04/2025 16:20 Central do Direito
Comissão de Direitos Humanos adia apresentação do relatório 'Amar não é doença' sobre terapias de conversão sexual

A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados cancelou a reunião prevista para a próxima quarta-feira (16) que apresentaria o relatório "Amar não é doença". O encontro, solicitado pelo deputado Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ), ainda não teve nova data definida.

Terapias de conversão sexual e seus impactos

O relatório é resultado de um grupo de trabalho da comissão que, durante 2024, analisou as chamadas terapias de conversão sexual. Segundo o deputado Henrique Vieira, a criação deste grupo foi motivada por notícias de suicídios de pessoas LGBTIAPN+ após se submeterem a esses procedimentos considerados pseudocientíficos.

Importância do debate público

"Findo o trabalho e com sua impressão, faz-se necessária a apresentação do relatório", destacou o parlamentar, ressaltando a relevância da divulgação dos resultados obtidos pelo grupo de trabalho para informar a sociedade sobre os riscos dessas práticas.

O documento aborda as diversas formas de manifestação do amor e da sexualidade humana, contestando abordagens que patologizam orientações sexuais e identidades de gênero não-heteronormativas, práticas condenadas por organizações de saúde nacionais e internacionais.