A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados realizou a primeira entrega do Prêmio Governador Eduardo Campos de Excelência em Gestão Pública. O presidente da comissão, deputado Pastor Sargento Isidório (Avante-BA), destacou que a homenagem busca incentivar gestores e instituições na busca pela inovação e bem comum.
Premiação Anual para Melhorar Serviço Público
Pastor Isidório enfatizou o caráter histórico da ocasião, sendo esta a primeira edição de um prêmio que será entregue anualmente. "Trata-se de um passo inaugural, de uma longa trajetória que iluminará exemplos inspiradores de serviço público, estimulando uma sensível competição por melhores resultados na gestão brasileira", declarou o deputado.
Vice-Presidente Destaca Desafios da Gestão
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, um dos cinco homenageados, ressaltou que melhorar a gestão pública é um dos grandes desafios do Brasil. "Nós temos que, através da boa gestão pública, fazer mais e melhor com menos dinheiro. Não é fácil, mas é o dever que se coloca", afirmou Alckmin, que também elogiou Eduardo Campos como alguém com "visão humanista e muito inovador".
Legado de Eduardo Campos
O prefeito de Recife, João Campos, filho do homenageado patrono do prêmio, destacou os feitos de Eduardo Campos como governador de Pernambuco (2007-2014). Entre as realizações, mencionou a construção da maior rede de educação integral da época e o crescimento de 50% do PIB estadual durante os sete anos de governo. Eduardo Campos morreu em acidente de avião em 2014, aos 49 anos, quando era candidato à presidência.
Outros Premiados
Além de Geraldo Alckmin e João Campos, também receberam o prêmio o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; o presidente do PSD, Gilberto Kassab; e o mestrado profissional em Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV Ebape).