A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados realizará audiência pública na próxima terça-feira (28), às 10 horas, para debater a situação humanitária enfrentada pela comunidade brasileira nos Estados Unidos.
Mais de 2 milhões de brasileiros em situação vulnerável
O debate foi solicitado pelo deputado Reimont (PT-RJ), que destaca a urgência da questão. Segundo o parlamentar, a comunidade brasileira nos Estados Unidos já ultrapassa 2 milhões de pessoas, sendo que muitas se encontram em situação migratória vulnerável.
Relatos de violações e intimidações
Reimont cita casos preocupantes de prisões arbitrárias, detenções violentas e intimidações em centros comunitários, afetando inclusive mulheres e crianças brasileiras. Essas situações configuram uma crise humanitária que demanda ação imediata do governo brasileiro.
Objetivos da audiência pública
O objetivo da audiência é compreender os mecanismos de proteção e assistência consular disponíveis aos brasileiros residentes nos Estados Unidos. Também serão discutidas formas de cooperação internacional e estratégias para fortalecer o diálogo com as comunidades brasileiras no exterior.
"Trata-se de crise humanitária que exige atenção imediata e articulada do Estado brasileiro, em defesa da cidadania e dos direitos humanos de nossos compatriotas no exterior", afirma o deputado Reimont.