slot gacor
slot gacor
slot gacor
slot gacor
slot gacor
Comissão aprova política para modernização de presídios de segurança máxima com recursos da Lei Rouanet

Comissão aprova política para modernização de presídios de segurança máxima com recursos da Lei Rouanet

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou, em 8 de julho, o Projeto de Lei 508/25, que cria a Política Nacional de Desenvolvimento e Aprimoramento dos Estabelecimentos Prisionais de Segurança Máxima. A proposta visa enfrentar os problemas estruturais do sistema penitenciário brasileiro.

Recursos da Lei Rouanet para o sistema prisional

Uma das principais inovações do projeto é a alteração na destinação dos recursos atualmente direcionados à Lei Rouanet. Segundo o autor da proposta, deputado Kim Kataguiri (União-SP), a medida geraria aproximadamente R$ 1,5 bilhão por ano para investimento no sistema prisional. Esses valores, hoje destinados a projetos culturais, seriam redirecionados para a modernização da infraestrutura, capacitação de pessoal e fortalecimento da segurança nos presídios.

Mudanças no Regime Disciplinar Diferenciado

O projeto também propõe alterações significativas no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), aumentando o prazo máximo de permanência de 2 para 8 anos, com possibilidade de prorrogação sucessiva. Além disso, veda visitas e saídas da cela, e amplia o rol de presos sujeitos ao regime, incluindo condenados por crimes com violência ou grave ameaça e crimes contra a administração pública.

O relator, deputado Delegado Ramagem (PL-RJ), defendeu a aprovação do texto, argumentando que "um sistema prisional eficaz, em especial com presídios de segurança máxima bem estruturados e livres de regalias para criminosos de alta periculosidade, é uma necessidade inadiável no contexto da segurança pública nacional".

Tramitação

A proposta ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para votação no Plenário. Para se tornar lei, o projeto precisará ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei