A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados realizará nesta terça-feira (5) um seminário para o lançamento do Manifesto das Cooperativas da Agricultura Familiar para a COP 30. O evento, solicitado pelo deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), acontecerá às 10 horas no plenário 3.
Protagonismo na Conferência do Clima
O objetivo principal do seminário é assegurar que as cooperativas da agricultura familiar tenham papel central nas discussões e decisões da COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, programada para novembro em Belém (PA).
Segundo o deputado Monteiro, as cooperativas da agricultura familiar transcendem sua função produtiva, atuando como "agentes de transformação social, de justiça climática, de proteção ambiental e de inclusão econômica".
Importância da Agricultura Familiar
O parlamentar ressalta que no Brasil a agricultura familiar é responsável por aproximadamente 70% dos alimentos consumidos pelas famílias brasileiras, garantindo soberania alimentar, preservação da biodiversidade e promoção do desenvolvimento territorial sustentável.
"Não há justiça climática sem justiça rural. Não há segurança alimentar sem agricultura familiar organizada. Não haverá transição energética justa sem a força da cooperação no campo", enfatizou o deputado durante a apresentação da proposta.
Participação Interativa
O evento terá formato interativo, permitindo a participação do público através de perguntas. A lista completa de convidados e informações sobre como enviar questionamentos está disponível no portal da Câmara dos Deputados.