Câmara pede medidas urgentes ao governo contra crise energética em São Paulo

18/12/2025 17:30 Central do Direito
Câmara pede medidas urgentes ao governo contra crise energética em São Paulo

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), formalizou nesta sexta-feira (18) uma indicação ao Ministério de Minas e Energia solicitando medidas emergenciais para resolver a crise no fornecimento de energia elétrica em São Paulo.

Críticas ao descaso com a população paulista

Em suas redes sociais, Motta manifestou indignação com as constantes falhas no sistema elétrico da capital paulista. "A maior cidade do País e sua população não podem continuar sofrendo com este descaso", declarou o presidente da Casa.

Demanda da bancada paulista

A iniciativa atende solicitação do coordenador da bancada paulista, deputado Jonas Donizette (PSB-SP), e do deputado Baleia Rossi (MDB-SP), que pressionam por uma resposta federal à situação.

Medidas propostas para a Enel

O documento sugere ao ministério quatro ações principais: normalização imediata do fornecimento energético, abertura de procedimento para apurar responsabilidades da concessionária, implementação de ações preventivas contra novas falhas e exigência de plano transparente de investimentos na rede elétrica regional.

Deputados de São Paulo pedem intervenção federal na Enel

A pressão parlamentar intensifica o debate sobre a qualidade dos serviços prestados pela concessionária italiana, que tem enfrentado críticas recorrentes por interrupções no fornecimento de energia na Grande São Paulo.