A Diretoria-Geral da Câmara dos Deputados está aproveitando a segunda quinzena de julho, período de redução das atividades legislativas, para executar uma série de intervenções e adaptações estruturais planejadas nos últimos meses. As obras visam modernizar e qualificar os espaços da Casa, além de realizar serviços essenciais de manutenção.
Modernização de corredores e túneis
Entre as principais intervenções está a modernização do corredor das comissões no Anexo 2, com substituição completa da iluminação e instalação de piso em granito preto. No segundo semestre, serão instalados painéis de madeira nas paredes, seguindo o padrão estético já adotado nos corredores do Anexo 3.
Outra obra importante é a conclusão da troca do carpete no túnel que conecta os anexos 2 e 4, espaço que permanecerá fechado até o final do mês. Esta passagem é estratégica por ligar o prédio dos gabinetes parlamentares ao das comissões e, posteriormente, ao edifício principal onde está localizado o Plenário Ulysses Guimarães.
Novos espaços de comunicação e infraestrutura tecnológica
A Câmara também está adaptando a infraestrutura para a instalação de um estúdio multiuso de videocast no Espaço Mário Covas (hall do Anexo 2), que será utilizado pelos parlamentares para gravações e transmissões ao vivo de suas atividades legislativas.
Paralelamente, ocorre a modernização dos equipamentos de áudio e vídeo dos auditórios Nereu Ramos, Freitas Nobre e da TV Câmara, bem como dos equipamentos do plenário 11 das comissões. O Plenário Ulysses Guimarães e alguns plenários de comissão também receberão ações de manutenção.
Um dos destaques das intervenções é a implantação do novo sistema de votação de proposições no Plenário principal, que passará por testes em produção para garantir seu pleno funcionamento quando as atividades legislativas forem retomadas. Além disso, estão sendo intensificadas as adaptações para modernização dos gabinetes parlamentares no Anexo 3.