Câmara debate inclusão de filosofia e sociologia desde educação infantil

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promove nesta quinta-feira (23) um seminário para debater a ampliação do ensino de filosofia e sociologia na educação básica brasileira. O evento acontece em duas etapas: às 10h e às 14h30, no auditório Nereu Ramos.

Proposta prevê ensino desde a educação infantil

A iniciativa, solicitada pela deputada Professora Luciene Cavalcante (Psol-SP), visa discutir a inclusão obrigatória das disciplinas de filosofia e sociologia em todas as etapas do ensino básico. A proposta estabelece um mínimo de duas aulas semanais para cada matéria, começando já na educação infantil.

Desenvolvimento do pensamento crítico

Segundo a deputada proponente, a filosofia estimula os estudantes a explorar questões éticas, políticas e existenciais, promovendo criatividade e pensamento independente. "A filosofia estimula os alunos a explorar questões éticas, políticas, de conhecimento e existência, promovendo a criatividade e o pensamento independente", destaca Professora Luciene.

Compreensão da realidade social

Quanto à sociologia, a parlamentar argumenta que a disciplina aprofunda o entendimento sobre estrutura e funcionamento da sociedade. "A sociologia aprofunda a compreensão da estrutura e do funcionamento da sociedade, abordando temas como desigualdade social e cultura, o que promove a empatia e o entendimento das diversas realidades", explica.

O seminário contará com debate interativo na segunda parte, permitindo participação do público. Confira a lista de convidados e envie suas perguntas.