Câmara debate estagnação no ensino de matemática e ausência do tema no novo PNE

08/08/2025 14:30 Central do Direito
Câmara debate estagnação no ensino de matemática e ausência do tema no novo PNE

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizará audiência pública na quarta-feira (13) para debater a crítica situação do ensino de matemática no Brasil e sua ausência no novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034.

Baixo desempenho preocupa parlamentares

Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) revelam que apenas 5% dos estudantes brasileiros concluem o ensino básico com aprendizado adequado em matemática. O percentual permanece estagnado desde 2011, demonstrando a persistência do problema ao longo de mais de uma década.

Ausência no Plano Nacional de Educação gera críticas

A deputada Professora Goreth (PDT-AP), uma das proponentes da audiência, criticou o fato de que o novo PNE não menciona a palavra "matemática" em nenhuma das metas ou estratégias voltadas à educação básica. A parlamentar considera essa omissão um grave erro estratégico para a política educacional brasileira.

Impactos na competitividade nacional

O deputado Rafael Brito (MDB-AL), co-autor do pedido de audiência, alertou para os impactos diretos da estagnação matemática sobre a equidade social, empregabilidade e capacidade de inovação científica e tecnológica do país. Segundo o parlamentar, a matemática representa um dos maiores desafios da educação básica nacional.

A audiência está marcada para às 16h30, com local ainda a ser definido. A lista completa de convidados está disponível no site da Câmara.