slot gacor
slot gacor
slot gacor
slot gacor
slot gacor
slot gacor
slot gacor
Câmara avança com projeto que obriga instalação de bloqueadores de celular em presídios

Câmara avança com projeto que obriga instalação de bloqueadores de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4389/24, que torna obrigatória a instalação de bloqueadores de sinal de celular em todos os estabelecimentos prisionais do Brasil. A medida visa combater a comunicação ilícita entre detentos e pessoas fora do sistema prisional.

Prazo para implementação e normas técnicas

De acordo com o projeto, que altera a Lei de Execução Penal, os bloqueadores deverão ser instalados em até 180 dias após a publicação da futura lei. Os equipamentos precisarão seguir os padrões técnicos determinados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Justificativas para a nova legislação

O deputado Delegado Palumbo (MDB-SP), autor do projeto, argumenta que as atuais medidas de fiscalização são insuficientes para controlar o uso de celulares nos presídios. Já o relator, deputado Sargento Fahur (PSD-PR), classificou como "aberração" a liberdade com que aparelhos celulares circulam nas unidades prisionais e defendeu que o custo de implementação é mínimo diante dos prejuízos causados pelas ações criminosas coordenadas de dentro dos presídios.

Tramitação e próximos passos

A proposta ainda será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, o texto precisa ser aprovado tanto pela Câmara dos Deputados quanto pelo Senado Federal.

Segundo Sargento Fahur, "a proposta ataca de forma frontal essa vulnerabilidade estrutural. Essa é uma medida concreta, tecnicamente viável e que já deveria ter sido adotada de forma universalizada há anos".

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei