Câmara aprova projeto que incentiva desconto em produtos próximos ao vencimento

09/09/2025 14:30 Central do Direito
Câmara aprova projeto que incentiva desconto em produtos próximos ao vencimento

Medida visa reduzir desperdício e incentivar consumo consciente

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que incentiva estabelecimentos comerciais a concederem descontos na venda de produtos próximos ao vencimento. A iniciativa tem como objetivo principal reduzir o desperdício e promover o consumo consciente, com adesão voluntária pelos comerciantes.

Definição de produtos próximos ao vencimento

Segundo o texto aprovado, são considerados produtos próximos ao vencimento aqueles cuja data de validade expire em até 30 dias. O projeto também prevê a possibilidade de alteração deste prazo por meio de norma da autoridade sanitária competente, oferecendo flexibilidade na aplicação da medida.

Campanhas educativas e conscientização

O projeto de lei também estabelece que o poder público deve promover campanhas educativas para conscientizar os consumidores sobre o uso seguro desses produtos com desconto. As campanhas também terão o papel de estimular os estabelecimentos comerciais a adotarem a prática de descontos progressivos.

Mudanças no texto original

Foi aprovado o substitutivo do relator, deputado Josenildo (PDT-AP), ao Projeto de Lei 1094/25, originalmente apresentado pelo deputado Marcos Tavares (PDT-RJ). A proposta inicial estabelecia a obrigatoriedade de descontos progressivos para produtos alimentícios, farmacêuticos e de higiene pessoal próximos da data de validade.

Confira a íntegra do texto aprovado pela comissão

Próximas etapas da tramitação

O projeto ainda precisa ser analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Defesa do Consumidor e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, a proposta deve ser aprovada tanto pela Câmara dos Deputados quanto pelo Senado Federal.

Segundo o relator, a abordagem voluntária "respeita o ambiente concorrencial e a liberdade de preços, ao mesmo tempo em que incentiva práticas sustentáveis e de redução do desperdício, promovendo segurança jurídica e viabilidade econômica para todos os portes de empresas".

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei