A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (25) o Projeto de Lei 2379/23, que institui o Dia Nacional dos Congados e Reinados, a ser celebrado anualmente em 7 de outubro. A proposta, que reconhece importantes manifestações culturais afro-brasileiras, segue agora para apreciação do Senado Federal.
Valorização da cultura afro-brasileira
De autoria da deputada Dandara (PT-MG), o projeto recebeu parecer favorável da relatora, deputada Flávia Morais (PDT-GO). A data escolhida coincide com o dia de Nossa Senhora do Rosário, uma das principais padroeiras dessas manifestações culturais.
Segundo a deputada Dandara, os Congados e Reinados surgiram em diversas regiões de Minas Gerais durante e após o período escravocrata, espalhando-se posteriormente para outros estados brasileiros. "Surgiram unindo as comunidades por meio da manifestação da fé e funcionando como forma de resistência à opressão", destacou a parlamentar.
Preservação do patrimônio cultural
A relatora Flávia Morais enfatizou a importância da iniciativa: "A valorização cultural é um processo de reconhecer, entender e celebrar as tradições culturais e as expressões artísticas de diferentes comunidades, procurando preservar essas culturas para as futuras gerações".
Os Congados e Reinados são manifestações que combinam elementos religiosos, culturais e musicais, representando importante patrimônio da cultura afro-brasileira e simbolizando resistência e preservação de tradições ancestrais.