A deputada Yandra Moura (União-SE) foi eleita por unanimidade nesta quarta-feira (19) para presidir a Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados. Com 11 votos, a parlamentar de 30 anos assume o cargo anteriormente ocupado pelo deputado José Rocha (União-BA).
Compromisso com o desenvolvimento regional
Em seu discurso de posse, Yandra destacou sua condição de mulher nordestina na liderança do colegiado e firmou compromisso com pautas estruturantes: "Lutaremos contra as desigualdades regionais e por mais infraestrutura e investimentos, nos debruçaremos sobre projetos que busquem transformar a economia local. Atuaremos como elo entre os estados e os municípios e o governo federal".
A nova presidente também enfatizou a importância do trabalho coletivo na comissão: "Quero conduzir com cada um de vocês, em um trabalho feito a várias mãos e sob muitos olhares. Transformaremos todas as bandeiras partidárias em uma só bandeira, a do Brasil".
Quem é Yandra Moura
Filha do ex-deputado Andre Moura (SE), Yandra é advogada e está em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Os três vice-presidentes da comissão serão eleitos posteriormente, em data ainda não definida.
Atribuições da comissão
A Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional tem como principais atribuições debater e analisar propostas sobre planos regionais, desenvolvimento e integração de territórios, sistema nacional de defesa civil e migrações internas, entre outras pautas relevantes para o desenvolvimento nacional equilibrado.