Usina Termelétrica em Brasília gera polêmica e será debatida na Câmara dos Deputados

09/05/2025 14:00 Central do Direito
Usina Termelétrica em Brasília gera polêmica e será debatida na Câmara dos Deputados

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados realizará um seminário na próxima terça-feira (13) para debater a polêmica instalação da Usina Termelétrica (UTE) Brasília em Samambaia Norte, Distrito Federal.

Impactos ambientais preocupam parlamentares

De acordo com os deputados Nilto Tatto (PT-SP), Clodoaldo Magalhães (PV-PE) e Reginaldo Veras (PV-DF), autores do requerimento para o debate, a usina movida a gás natural poderá gerar aproximadamente 4,7 milhões de toneladas de CO₂ anualmente. Além disso, o empreendimento consumiria cerca de 110 mil litros de água por hora do rio Melchior e representaria uma ameaça ao funcionamento da Escola Classe Guariroba.

Resistência popular e contradição com metas climáticas

A população local tem demonstrado forte oposição ao projeto. Segundo o deputado Nilto Tatto, "há uma petição contrária ao empreendimento que já reúne mais de 500 mil assinaturas". Os parlamentares Clodoaldo Magalhães e Reginaldo Veras criticam a contradição de se instalar uma usina termelétrica em um momento em que o mundo busca reduzir emissões de gases de efeito estufa e realizar a transição para fontes de energia limpas e renováveis.

Debate público e participação cidadã

O seminário será realizado a partir das 10 horas, no plenário 2 da Câmara dos Deputados, e contará com formato interativo, permitindo a participação do público. O processo de licenciamento da UTE Brasília foi iniciado no começo de 2025, mas enfrenta crescente resistência devido aos potenciais impactos ambientais e sociais.

A audiência será interativa, confira a lista de convidados e mande suas perguntas.