TVs legislativas enfrentam desafios para implementação da TV 3.0 na comunicação pública

03/07/2025 19:00 Central do Direito
TVs legislativas enfrentam desafios para implementação da TV 3.0 na comunicação pública

Durante o Encontro da Rede Legislativa de Rádio e TV 2025 – Expansão e Futuro, realizado na Câmara dos Deputados, especialistas debateram os principais desafios para a implementação da tecnologia TV 3.0 na comunicação pública legislativa, que atualmente opera 1.618 estações de TV e 25 estações de rádio, alcançando 128 milhões de brasileiros.

Custo e renovação tecnológica como principais barreiras

Segundo Daniela André, diretora da TV Câmara, o custo é o principal obstáculo para a adoção da nova tecnologia. "Temos a necessidade de renovação de equipamentos para poder ter toda a produção, captação e transmissão em alta resolução", destacou. O modelo atual da TV 2.0 na rede legislativa utiliza canal de 6 MHz, que não permite transmissão em full HD para as quatro faixas das emissoras legislativas (Câmara, Senado, assembleias estaduais e câmaras municipais).

Customização de conteúdo e atendimento às demandas locais

Érico da Silveira, diretor da TV Senado, ressaltou que a TV 3.0 trará como inovação o aumento do alcance da transmissão e, principalmente, a customização do conteúdo. "A programação deixará de ser unificada em apenas um canal e passará a atender às demandas locais e individuais do público", explicou. Para Silveira, será necessário adaptar a metodologia atual de trabalho: "Vamos precisar refazer nosso jeito de trabalho, ele será muito mais efetivo e atenderá muito mais o nosso cidadão".

Desenvolvimento de aplicativos e testes funcionais

Marcelo Moreno, representante da Atlantis, empresa responsável pela implantação da TV 3.0 na TV pública, informou que o desenvolvimento de aplicativos digitais na rede legislativa está em fase inicial. Ele garantiu que os avanços na estrutura de transmissão atual não serão perdidos: "Não há perda em termos daquilo que a TV pública já conta atualmente na TV digital terrestre de usar compartilhamento da infraestrutura e multiprogramação".

A Anatel aprovou em 2024 diversos projetos relacionados à inovação tecnológica da TV 3.0, incluindo um investimento de R$ 10,5 milhões a ser realizado em 24 meses para a implantação da tecnologia na rede pública. Kim Moraes Mota, representante da agência, anunciou que os primeiros testes funcionais da nova TV serão apresentados durante a SET Expo 2025, em agosto.

TV Câmara